sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Tou destroçada... :~(

Uma vez que começo este domingo a trabalhar, e logo a fazer noite (trabalho por turnos) hoje quem foi por o Duarte a dormir foi o papá.
Correu da pior maneira possivel...
Chorou durante 45 minutos até adormecer! Inicialmente num queixume, que foi aumentando de tom e que se transformou numa choradeira compulsiva com direito a soluçar e tudo. Às vezes acalmava durante um bocado e depois recomeçava tudo.
Foram dos piores 45 minutos da minha vida. Enquanto o ouviar chorar no quarto, chorava eu em silêncio.. Apetecia-me ir buscá-lo, entrar pelo quarto dentro e sussurar-lhe que estava ali. Abraçá-lo e deixar que se aninhasse em mim, que adormecesse seguro e tranquilo..mas não o fiz..
Ao fim dos 45 minutos lá adormeceu. Passado meia hora, e já a dormir, ainda soluçava. E eu senti-me a pior mãe do mundo por deixar que isto acontecesse.
Uma hora depois acordou para mamar, como sempre. Tinha já preparado um biberão com o meu leite para o pai lhe dar. Voltou a chorar, depois mamou um bocado a olhar com um ar admirado para o pai, como quem tenta perceber mas que raio se passa ali, que isto nunca lhe tinha acontecido. E a choradeira continuou. Bebeu cerca de 10ml.
Resolvi acabar com o sofrimento por ali, o dele e o meu. Entrei no quarto, peguei nele, acalmei-o e dei-lhe maminha.
Deu-me festinhas e não parava de olhar para mim, como que a confirmar que não saía dali.
Mas porquê esta reacção? Ele está bem habituado ao pai. O pai também cuida dele. Dá-lhe o banho muitas vezes, por exemplo..e ele nunca estranhou..
A dormir nunca o tinha posto, é certo..acabo por ser sempre eu. Não pensei que a reacção fosse esta..
Eu sei que ele se vai habituar, claro. Mas já percebi que vai ser à custa de lágrimas e sofrimento.
E eu vou trabalhar com o pior estado de espírito possível e de coração apertado.
Dói-me a alma...

11 comentários:

claudia disse...

Reconheci-me nas tuas palavras ,o meu Pilas tb chora sempre que o Pai o tenta adormecer .Eles adoram o PAI mas na hora do miminho e do embalo não trocam a Mãe.Reconheço que o meu Pilas está mto apegado a mim e eu a Ele.

Que fazer se não aguento ouvir o meu filho chorar.

No fim-de-semana tenta que seja o PAI a embalar o menino ,a dar-lhe as refeições para que Ele se vá habituando a isso.

Tem força e coragem ,sei que te vai custar deixa-lo no domingo .Mas quem sabe Ele não dorme a noitinha toda e quando acordar já tem a MAmã.

Não desanimes...

Mãe das Marias disse...

Não desanimes, aos poucos ele vai-se habituando! A Tiz tb só dorme comigo, houve um dia q o pai tentou e desistiu ao fim de uma hora de choro! E ele está mto presente, é sempre le q lhe dá banho, brinca com ela, muda fraldas... mas para dormir tenho q ser eu!
Com o tempo ele vai habituar-se, exprimenta colocar uma camisola tua entre ele e o pai qd ele o vai adormecer... pode ser q ele se distraia com o teu cheiro ;)

Beijocas

Anónimo disse...

Olá Ana, percebo-te tão bem...
por isso, é que quando deixo o Gui no infantário nem olho pra trás (coração que não vê(ouve), coração que não sente!!!)
Esta fase da adaptação é terrível...mas temos de ser fortes! né???
Beijokinhas e força!

Abraçar disse...

Aqui em casa o filme é o mesmo... mas não fiques triste, aos poucos ele vai-se habituando.

É realmente um crime teres que deixar o teu filho tão pequenino, não há direito!

Beijos, linda e muita força! :)

Ana disse...

Obrigada pelas vossas palavras de conforto.
Na verdade, sinto-me um pouco melhor por saber que não sou a única e que esta reacção não é assim tão inesperada como isso.
Ontem optámos por tentar um método diferente. Deixá-lo estipular quando adormecer..
A ideia era se ele começasse a chorar muito desistir, sair com ele do quarto e tentar uns minutos mais tarde. Não chegou a ser preciso porque ele acabou por adormecer quase sem choro, deitado na cama com o pai.
Só espero que continue mais ou menos assim..Tenho os meus dedos cruzados.. :)

Maria disse...

Vais ver que ele até se habitua mais rápido do que o que tu pensas. Não te deixes ir muito abaixo por isso...
beijinho

Mãeloba disse...

Olá,
como te entendo :(

Mas sabes que até ele fazer 1 ano tens direito a trabalhar só até ás 20h, não sei se vais trabalhar até mais tarde.
Bjocas!!!!

Mãeloba disse...

Esquecime de outra coisina, li o teu post sobra a fruta de manhã, qd comecei a trabalhar a I. tinha 5 meses e não bebia o leite no biberão, então para substiuir a mama da manhã, comprei o "Meu primeiro Danone" foi a solução, começou a comer o iogurte com a fruta cozida.
Bjocas!!!

claudia disse...

Espero que tenha corrido tudo bem no domingo .

Um beijo.

Sónia e MI disse...

Eu não consigo...
a chorar é que não, mais angustiante para eles que isso não há. Prefiro que adormeça na minha cama, ao colo, do que deixa-la chorar até adormecer...não me leves a mal, cada um tem a sua maneira de cuidar e educar dos filhos, mas ouvi-los chorar e não fazer nada é algo que não conseguiria.

Esper que ele se adapte bem e rapido.
****

Ana disse...

Sónia, eu não o deixei propriamente chorar até adormecer...ele nunca esteve sozinho, esteve sempre com o pai.
Só que eu sei que naquele momento ele queria-me a mim..mas que podia fazer?
Era importante que ele percebesse que tb podia adormecer com o pai.
Ouvir o choro dele tb é algo que me perturba e não consigo tolerar. É um sentimento meio irracional por vezes..só me apetece agarrar nele e enroscá-lo "debaixo da minha asa" e protegê-lo de tudo e de todos...