domingo, 15 de junho de 2008

Ainda os sonos...

Andamos numa fase de treinamentos dos sonos.
Até há muito pouco tempo a situação era esta (aproveitando um post que escrevi noutro site), "(...) aqui em casa o drama é o mesmo. Acorda 3/4/5 vezes por noite, salvo raras excepções. E geralmente de goela bem aberta. Ando estafada. A única diferença é que eu deixei de lhe dar mama durante a noite, para ver se atenuava a situação. Agora, dou-lhe mama por volta da meia noite e depois só às sete da manhã. Nunca se queixou pela falta de mama desde então..mas a situação também não melhorou...(mas tb já não volto atrás). A única coisa que o faz calar quando acorda é pegá-lo ao colo. Penso que está relacionado com a tal estória da babywhisperer, de que ele não sabe readormecer sozinho. Por isso ando a usar as técnicas dela, a ver se o consigo ensinar. Tento sempre acalmá-lo na cama dele, mesmo que choramingue. Se começar a chorar a sério e não conseguir acalmá-lo, então pego nele ao colo até sossegar e volto a po-lo na cama. A maioria das vezes assim que sente que o estou a deitar começa a chorar de novo. Se não o conseguir acalmar, volto a repetir o processo todo. Às vezes tenho de fazer isto 5/6 vezes até ele ficar. Comecei no início desta semana e ainda não vi resultados..mas ainda não desisti. Às vezes pergunto-me se estou a agir correctamente..o meu instinto diz-me para lhe pegar e embalá-lo até dormir..sem choros nem stresses. Mas a situação está num ponto em que tem de haver uma resolução, pela nossa sanidade mental".

Ora, volvidas, cerca de 2 semanas desde o início deste processo começo a ver resultados. Agora, é muito mais fácil adormecê-lo desta maneira. Já compreendeu que quando o deito na caminha tem que adormecer ali. De vez em quando ainda tenta a sua sorte, choramingando um bocadinho, mas resigna-se muito mais facilmente. Julgo que já aprendeu a adormecer sozinho. A única acção fundamental é deitá-lo quando ele já tem soninho, se o deito muito desperto, é para esquecer.
Ñormalmente faço sempre o nosso ritual. Entro no quarto, que só tem acesa a luz da mesa de cabeceira, mudo-lhe a fraldinha e visto-lhe o pijama. Depois apago a luz e fica só uma luzinha azul ténue de presença e pego nele ao colo. No início encostava a carinha dele ao meu peito, agora ele próprio faz isso, assim que apago a luz. Depois canto-lhe umas musiquinhas e quando ele começa a pestanejar com mais dificuldade e fica mais calminho, ponho-o na cama.

Ainda demora um bocadinho a adormecer, mas a grande mudança é que passou a dormir várias horas de seguida. Já por várias vezes dormiu entre a maminha da meia noite e a das 7. Depois mama às 7 e, normalmente, volta a adormecer até às 9:30/10:30. Outras vezes ainda acorda uma ou, no máximo, duas vezes por noite e é so por-lhe a chuchinha e aconchegá-lo que volta logo a dormir.

Escusado será de dizer, que embora continue cansada, a minha qualidade de sono melhorou muito e as noites que correm melhor, são reparadoras quanto baste.
Faço figas para que isto continue, mas penso que ele aprendeu a gerir melhor os períodos de sono leve e como continuar a dormir, voltando ao sono profundo.
Já vai sendo tempo de por o sono em dia. Não é concidência o facto da privação do sono ser uma tortura, em alguns países...

ZzZzZzZz, Boa Noite! :)

5 comentários:

SCAS disse...

xiiii.... como eu te percebo! andamos nessa luta com a nossa Ana, mas consta que com os dentes a nascer não se deve insistir na questão do sono, então demos-lhe tréguas e ela não se fez rogada! As noites são um suplício. A noite avizinha-se e eu começo a temer o que me trará... ela não dorme, eu não durmo, o dia seguinte é uma exaustão que nem o trabalho rende...- e os dias sucedem-se assim! Obrigada pela tua partilha, é um incentivo a não desistir. MUITO obrigada. Bjs

Mamã Pirata disse...

Sempre foi o meu grande sacrificio as noites mal dormidas ainda hoje me dá más noites.E só adormece ao colo...acho que tenho que reler tudo com calma e seguir este teu conselho.

Bjs e mta força.

Anónimo disse...

Aqui tb não tá fácil... não quer dormir na caminha dele, chora, berra, grita...esperneia!!!
Se ficar com os papás, a noite é santa! e com o cansaço acumulado tenho-o deixado ficar connosco! ups!
sei que me vou arrepender...mas daqui a uns dias volto a tentar...agora tou em pausa!
Beijokas grandes

Lipa disse...

Por cá também estamos a seguir novas técnicas para os sonos e parece andar a resultar. Boa sorte e continuação para os vossos e nossos.

Anónimo disse...

Admiro a tua persistência, porque conseguiste resultados muito bons. Acho que vou tentar fazer como tens feito. O pinguim também acorda de noite e quer mamar, e tem sido complicado...

Beijos