sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Os dilemas do momento...

Aproxima-se brevemente uma nova etapa na vida do meu pirralhinho. Este fim de semana vai começar com a sopinha (segundo indicação da pediatra)!!
Estou entusiasmada..já temos tudo a postos! Colherzinha de silicone, pratinho com reservatório aquecido, legumes fresquinhos comprados na praça, cadeirinha da papa..enfim, uma emoção! :D

Gostava de iniciar a diversificação alimentar apenas aos 6 meses e até lá manter a amamentação em exclusivo, mas infelizmente isso não vai ser possível.
Começo a trabalhar em Fevereiro e muito provavelmente não vou conseguir retirar leite no trabalho e, por isso, não consigo deixar um stock de leite suficiente..ele mama com muita frequência (intervalos de hora e meia e ás vezes duas horas).

Assim sendo, optei por iniciar agora (a pediatra também é a favor de começar aos 4 meses). Segundo ela a fruta deverei introduzir quando o meu bebé aceitar bem a sopa. Quando aceitar bem a fruta e a sopa devo introduzir a papa. (a pediatra é apologista de começar pela sopa independentemente do peso do bebé).

Surgiu-me então a dúvida da fruta a meio da manhã. É que algumas mamãs tem escrito que os seus pediatras aconselham a fruta a meio da manhã e a sopa ao almoço.
Isto dava-me jeito porque permitia substituir uma refeição de leite por uma de fruta, o que me dava maior margem de manobra para o stock do leite.
No entanto, recordo-me que a minha pediatra recomendou que a fruta fosse depois da sopa, embora não me lembre do motivo (na altura não me surgiu a dúvida).
Tenho andado a pesquisar sobre se este será um bom método..é que me custa um bocado telefonar para a pediatra só para lhe perguntar isto...
Ai, ai...

Aqui ficam alguns links de sites úteis sobre este tema:

http://www.ific.org/publications/brochures/solidsbroch.cfm

http://amrf.no.sapo.pt/Diversificacao_Alimentar.pdf


1 comentários:

Abraçar disse...

Eu também dou a fruta a seguir à sopa. Tenho ideia de que a fruta sozinha não serve como refeição isolada. Muitas mães dão juntamente com iogurte ou bolacha mas isso é para bebés mais crescidos.

Neste momento o Tiago está a comer papa ao jantar (começou ontem). Primeiro fiz-lhe a papa com leite meu, mas como ele pouco depois quis mamar, hoje já lhe fiz só com água e juntei fruta esmagada para adoçar. E deixei-o mamar depois. Quando lhe puderes dar a papa e se não quiseres dar papas com leite de transição poderás fazer também assim e ficas com mais uma refeição em que não precisas tirar leite.

Beijinhos e boa sorte com o regresso ao trabalho e o stock de leite.