quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Já anda!

É verdade, o meu menino já anda...e eu sem tempo para vir aqui registar as novidades!!
Fica registado o dia 20 de Outubro como o dia da grande conquista!
Ele já fazia pequenos trajectos cá em casa mas, no dia 20, numa ida ao IKEA (mas que raio de catering novo é aquele?!?!) aventurou-se a sério. Como tem muitos espaços amplos teve de ganhar coragem e atravessar distâncias maiores sem nada a que se agarrar. E assim se fez o click!
Agora ninguém o pára, claro! Só quer é chão e até manda gritinhos de tão entusiasmado que fica quando tem espaço para andar à vontade! E se já me dava pouco sossego, agora então é para esquecer!

Aiii, tá a ficar tão crescido o meu bebé! :P

De resto, parece que tem pilhas este rapaz. Não pára um segundo! Mexe em tudo, tudo! Aprendeu a abrir as torneiras do bidé, e agora é este o seu passatempo favorito. Depois poe a tampa do ralo e fica a chapinhar, todo contente, enquanto afoga as mangas das camisolas.

Fala pelos cotovelos e já tem um rol de novas palavras.
Pede có (cólo); diz que se chama Cácá; o ão ão já passou a ser cão (dito com uma vozinha doce, que me derrete o coração); já diz um vóvó perfeito (para deleite das respectivas); o sapato é o pápé; diz pão e pápa perfeitamente; chichi é chhhhh, diz menina/o com uma entoação muito própria e agora também identifica o bébé..

Mete-se com toda a gente que encontra, dizendo olás sonoros. Mas às vezes também lhe dá uns ataques de timidez e aprendeu a franzir o sobrolho, o que nalgumas situações é um bocado constrangedor (LOL). Tem sido uma fase de grandes conquistas para ele, que nos alegram a todos por saber que ele está a crescer bem e feliz!

Continuamos com problemas a nível dos sonos. A maioria das vezes não dorme a noite toda mas o problema maior é o adormecer. Não adormece sozinho nem por nada.
E eu já desisti. Agora, sento-o no meu colo, com a cabeça encostada ao meu peito, e quando ele começa a adormecer ponho-o na cama. Não quero saber de teorias. Choradeiras de não sei quanto tempo todas as noites, até adormecer de cansaço (comigo ao lado da cama dele) parece-me muito mais traumático que qualquer outra opção. Talvez daqui a algum tempo, quando ele já conseguir compreender, eu lhe consiga estabelecer uma rotina de estória e cama, por exemplo. Saindo depois do quarto à espera que ele adormeça sozinho. Não sei. O tempo o dirá. Por agora vou aproveitar, já que me sabe tão bem adormecê-lo assim, a enche-lo de miminhos e a dizer-lhe o quanto gosto dele!

6 comentários:

Gaivota disse...

Tantas novidades boas! É tão giro quando eles começam a dizer palavrinhas, não é?
E parabéns por ter começado a andar. É uma fase deliciosa esta.

Em relação ao dormir, eu adormeço sempre o meu filho ao colo todas as noites e já desisti de ir contra o ritmo dele. Com isso tenho conseguido que ele se sinta cada vez mais seguro e que consiga adormecer sozinho se por acaso acorda a meio da noite. E está a resultar.

Beijos

Anónimo disse...

É pá! o Duarte tá tão giro!!!
:-)
Beijokas

Mãe das Marias disse...

Parabéns pelos primeiros passos!!! Agora ninguém o pára ;)

Em relação ao sono acho que fazes muito bem! Cada qual com o seu ritmo, vai haver o dia em que eles não vão querer colo e aí vai ser bem mais triste para nós...

Mil beijos***

Mamã Pirata disse...

PARABENS pelos passinhos sozinho é uma conquista tão boa,eu delirei com o meu andar sozinho.E imagino que seja cm todos os PAIS.

Nós tb adormecemos ao colo ,cada um sabe de si ,eles quando forem gds tê, tempo de "dormirem sozinhos".

...e eles crescem tão depressa ,vamos masé aproveitar.

Bjs p vcs.

Unknown disse...

:D ena ena ena ja andamos por todo o lado!parabens ao Du!:)

tou a ver q n sou a unica q deixo fazer as "asneiras" q eles tanto gostam de brincar no bidé!;) boa boa!

e pois...eu tb sempre adormeci o meu nequinhas e continuo a ficar c ele ate ele adormecer se bem q ja experimentei e se sair do quarto ele nem refila mas eu gosto de ficar ali de mao dada e senti-lo a adormecer c as minhas festinhas pronto!

e tb houve uma altura em q o adormecia ao colo e dps passava p a cama!sao fases em q eles se sentem mais carentes (nos tb as vezes nos sentimos e sabe bem os miminhos né?)e dps passa-lhes e qd eles sairem de casa (lololol) ja n vao adormecer connosco por isso enqt podemos eu sou apologista q devemos mimar e mimar e mimar!

eles sao BEM inteligentes e sabem bem ate onde dps podem ir;) mm aqueles q tem manha sabem mt bem mas esticam-se!

bem...isto a meu ver!desculpa la o testamento!:/

beijinhos tantos**

Anónimo disse...

Muitos Parabéns!
O André tb ja anda!
É o máximo, não é?

Bjinhos