quinta-feira, 3 de abril de 2008

Co-sleeping

Ora aqui está um tema bem controverso.. As opiniões são tudo menos consensuais e não se chega a nenhuma conclusão...
Com as noites que tenho tido e com o cansaço que se vai acumulando, após 6 meses sem dormir mais que 4 horas seguidas (sim, o Duarte ainda mama de noite e normalmente de 3/3h), sou da opinião de que se deve fazer o que funcionar melhor para a sanidade mental da família e deixar as utopias de lado.
Não é que seja defensora do co-sleeping. Até acho que o ideal é o bebé dormir na sua própria caminha. Mas, e quando o bebé acorda a meio da noite e chora desalmadamente? E se a única maneira de o acalmar e fazer com que volte a dormir, sem que acorde toda a vizinhança, for deitá-lo connosco? Pois é... (chamem-lhe parvo..)
Também eu já li a babywhisperer de trás para a frente e sei as estratégias todas de cor. Mas, e quando estou a cair de sono e ele acorda e falta pouquíssimo para o despertador tocar novamente?
Não há Tracy Hogs que resista..
Conclusão, há já algum tempo que o Duarte acaba por passar metade da noite na nossa cama. Por um lado sei que não estou a fazer o mais correcto, por outro é a diferença entre conseguir articular duas frases coerentes durante o dia, ou não..
Também gostava de já o ter passado para o seu quartinho, mas mediante estes factos é impossível.
Uma coisa aprendi com toda esta situação, não vale a pena censurar determinados comportamentos e achar que quando for connosco faremos assim ou assado. (embora todos já saibamos disto, acho que se comete este erro na mesma, muitas vezes). A vivência com os nossos filhos é que acaba por ditar e moldar muitos dos nossos comportamentos e deitar por terra muitas teorias que trazíamos...
No fim, acho que o mais importante é fazer aquilo que nos faz a todos mais felizes e que nos trás mais bem estar...e dormir ao lado dele sabe tão, mas tão bem!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Concordo mito com o que escreveste. Teorias são muito boas, mas nós é que sabemos de nós.

Beijos

claudia disse...

Podia ter sido eu a escrever este post ,afinal não sou a unica a passar por estas duras realidades .E concordo ctg cada familia sabe o que é melhor pra si e o que lhe faz feliz.
O meu Pirata dorme mais de metade da noite no n/meio e mama 3/3 desde k nasceu.Senão chora a plenos pulmões.
À excepção de agora ter descoberto a chupeta e anda encantado com ela (vê o meu post de hoje).

Fazes bem em não seguir regras pré-consebidas,eu faço o mesmo.
BJS.

claudia disse...

Qual o teu mail privatizei quero te mandar convite.

solicita para :
claudiaribeir@gmail.com

Anónimo disse...

Como sabes tb meto o Gui no nosso meio quando é necessario...ou porque le está rabujento ou doentinho, ou porque tou super cansada! ntendo-te perfeitamente!
bjs

Sónia e MI disse...

A Mi dorme comigo desde sempre, contudo não tenho probelmas quando a deixo a dormir sózinha.
Não sou contra o co-sleeping, cada criança tem necessidades diferentes, e os pais a mesma coisa.

Uma beijoca.

Anónimo disse...

Olá o que te quero dizer é que compreendo perfeitamente o que tens feito,a minha Leonor também passa pelo menos metade da noite comigo, é muito complicado seguir os ideais teóricos, a nossa realidade é tão diferente. Bjs

Anónimo disse...

Olá! Muito obrigada pela visita ao nosso cantinho! Espero que voltes. Quanto ao que escreves, concordo perfeitamente... E pensa numa coisa: escreveste: "Sei que não estou a fazer o mais certo..." Mas olha que isto é apenas uma imposição social, pois noutras sociedades é normal os bebés pequenos dormirem com as mães para exactamente facilitarem a amamentação. Nós é que vivemos numa sociedade de pouco afecto... Desde que todos fiquem bem, é o que interessa.

beijinhos
Mariana