terça-feira, 23 de setembro de 2008

Cá vamos...

O Pimentinha anda finalmente melhor, coitadinho!
O rabinho ainda anda ressentido das andanças da gastroenterite(?)/diarreia, mas lá vai recuperando. Aproveito para deixar uma dica, porque já andava a dar em doida (havia alturas em que, de tão assado que estava era um berreiro para mudar a fralda e nem me deixava tocar-lhe para por o creme). Ora, a tal dica reveladora é aliar um antiácido ao cremezinho barreira..passo a explicar: há umas carteirinhas de um líquido antiácido, o Sucralfate, que sabe horrivelmente aliás, que se podem misturar com o Eryplast na proporção de 1 para 3, respectivamente. Depois é so ir aplicando a mistela. Parece-me que deu algum resultado e o aliviava, pelo menos.

Ao ler os últimos posts reparei que ainda não tinha escrito sobre um importante marco na vida do meu menino: o auto-desmame (e já lá vai cerca de um mês, ainda por cima).
Pois é, o meu bebé decidiu que queria deixar de o ser e que mamas são coisas do passado. Agora que já é crescido toca de deixar essas coisas de lado e só as quer voltar a ver lá prá adolescência.
A mim soube-me que nem ginjas, confesso. Foi bom ter sido desta maneira porque não houve cá stresses. Ele decidiu que não queria mais e pronto. Foi ao ritmo dele!
Mais um ciclo que terminou!

Quanto a andar, é que teve um ligeiro retrocesso.
Aprendeu a andar sozinho na véspera do seu aniversário.
Mas, subitamente, começou a ter medo e a não querer andar sozinho. Deve ter-se assustado com qualquer coisa..no dia dos anos fartou-se de andar para cá e para lá com os primos.
Agora se o tentamos largar senta-se logo no chão e choraminga. Mas noto que está lentamente a recuperar a confiança e já se vai movendo sozinho, agarrado às coisas.
Antes assim do que demasiado destemido, que o meu coração não aguenta.

Para finalizar, resta-me dizer que continua a falar pelos cotovelos e que tenho que aqui colocar as suas palavrinhas, sob o risco de não me lembrar mais tarde.

Ora, e aos 10 meses, as primeiras felizardas foram Mamã e Papá. Não sei qual apareceu primeiro intencionalmente, sinceramente, e também não acho relevante.
Depois seguiram-se Bé (bola - que o miúdo é fanático, o que é que se há-de fazer), Dá (tanto para pedir, como para dar) e Nã (não), claro.

Entretanto neste intervalo entre os 11 e os 12 meses surgiram Ába (água), Bchhh (bolachinha), Xxxx (chucha), Blhé (balão), Brrum (carro), Ão-ão (cão), Ana (eu) e uma tentativa de Vóvó (avó). Para além destas assim mais bem ditas, tenta imitar montes de palavras que lhes dizemos.

Mantém-se uma óptima companhia, muito bem disposto, que alegra e abrilhanta(eheh) os meus dias! (mesmo quando tenho que me levantar de hora a hora para lhe mudar fralda, enquanto ele berra e esperneia com dores, e mesmo que não durma uma noite seguida desde que nasceu - o que somado me tem deixado de tal maneira que comecei a tomar um suplemento vitamínico a ver se conservo alguma energia e sanidade mental).

Ah, e também começou a utilizar a colher para comer, neste últimos dias. (ou pelo menos a tentar, sendo que 90% vai para qualquer lado menos para a boca dele).

E agora vou ler, para acalmar o espírito, que ainda por cima tenho vários livros em fila de espera (vantagens de ter feito anos, também)!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Como recomeçar...

Ufff...
Após este tempo todo sem escrever nada nem sei por onde começar.
Precisei de me retirar. Precisei de me reorganizar.
Os blogs são algo de fantástico mas também de muito consumidor!
Precisei de arejar. De me dedicar a outras coisas.
Agora, assim como quem não quer a coisa, estou de volta. Que para justificações e compromissos já me bastam os do dia a dia.

Ele está fantástico, claro! eheh..

Desde o último post muita coisa mudou. Está muito mais desenvolvido. Mais crescido. Mais menino.

Dá longas caminhadas sem apoio, mas na última semana, devido a alguns trambolhões, ganhou medo. E agora anda mais contido e sem querer largar a mãozinha. :)

Diz algumas palavras mas compreende já um vasto vocabulário, que me deixa tantas vezes surpreendida.

Completou um aninho, o meu mais que tudo! Um ano da mais autêntica felicidade, pela qual estou muito grata!

Continua um galhofeiro. Mete-se com toda a gente, faz gracinhas a torto e a direito para provocar o riso nos que o rodeiam, e depois ri-se muito também!

Mas esta semana tem estado doente. E eu de rastos, cheia de preocupação. Teve febre e diarreia. Agora passou a febre mas ficou a diarreia e hoje uns vómitos.
O meu coração fica pequenininho, de o ver assim..

Acordou...vou buscá-lo!

Um beijinho!